domingo, 20 de outubro de 2013

Resenha: Série Matched

de Ally Condie


Matched é uma trilogia de livros sobre uma sociedade distópica (nada de novo aqui) onde tudo é controlado pela "Sociedade", desde o quanto (e o quê) você come até o dia em que você morre.
Aos 17, se não me engano, acontece uma cerimônia onde você é pareado com a pessoa com a qual você irá se casar. Nessa cerimônia você pode se vestir com roupas elegantes e comer um banquete, coisas que eles não fazem no dia a dia.
Nossa personagem principal é Cassia, e começamos a estória com ela em sua cerimônia. Todos os pares são combinados de forma a criar filhos com a melhor combinação genética possível, e depois de você ver na tela quem vai ser seu par, você recebe uma maquinazinha (ou algo assim, não me lembro direito) com os dados da pessoa que foi escolhida para você, e Cassia é pareada com seu amigo, Xander. Quando ela vai para sua casa e tenta ver seus dados na maquininha, a pessoa que aparece é um garoto completamente diferente. Cassia fica nervosa, já que a Sociedade nunca erra, e esconde de todos o acontecimento.



A escrita é bem fácil e bem poética. Tão poética que em vários momentos se torna chato, mas na maioria das vezes ela funciona de forma bonita. A autora consegue colocar imagens vívidas em sua cabeça, as descrições são bem claras.
No primeiro livro, Matched, temos o ponto de vista de Cassia. Eu me interessei muito pela estória do livro e ele deixou mistérios o suficiente para que eu me sentisse tentada a ler o segundo. Aqui, temos o desenvolvimento do romance entre Cassia e Ky, e todos os momentos que eles compartilharam foram muito fofos. O romance funcionou bem, sem parecer forçado, o que foi um grande alívio. Isso é raro de encontrar.






No segundo livro, Crossed, temos a narrativa de Cassia e Ky, o que me deixou bastante surpresa. Ainda mais surpresa eu fiquei quando percebi que as vozes desses dois personagens, mesmo em primeira pessoa, eram diferentes. Nesse livro, aprendemos sobre o passado de Ky e mais sobre as três pílulas que todos carregam consigo para todos os lugares, além de conhecer personagens novos.
A escrita continua a mesma, mas o segundo livro me irritou bastante. Não acontece nada! Não existe climax em Crossed. Vários pontos em que poderiam ter havido conflitos são desperdiçados, passando sem incidentes, e no final eles voltam para o mesmo lugar onde estavam no início do livro. Crossed poderia não existir. Crossed está aqui para fazer da série uma  trilogia. Crossed é irrelevante. Infelizmente, isso fez com que a estória perdesse um pouco da magia.



Reached é diferente. Coisas acontecem! Apesar de não ser muito melhor do que Matched  (e os dois serem muito melhores do que Crossed, que foi bem ruim) é o que eu mais gostei da série. Nesse, temos o ponto de vista de Cassia, Ky, e Xander, e mais uma vez me sinto surpresa pela forma como a autora diferenciou suas vozes, suas narrativas.

Nesse livro, tudo é explicado. Ou pelo menos tudo que eu ainda tinha interesse em saber. Eu tinha medo de que a autora houvesse deixado mistérios demais em branco e que não fosse responder todos, mas o livro é bem amarrado, bem fechado.
Ainda assim, achei que o final ficou um pouco... mal resolvido. Deixou a desejar. Eu me senti satisfeita ao terminar, mas não tão satisfeita quanto poderia, ou esperava. Alguma coisa definitivamente faltou.


Eu ainda não decidi se vale a pena ou não ler esses livros, para falar a verdade. A escrita é muito bonita, apesar de um pouco cansativa, e os poemas apresentados pela autora se encaixam na estória de forma legal, mas eu me senti um pouco... vazia ao terminar. Não sei explicar, mas foi a sensação que tive.
Eu acho que não recomendaria essa série, mas é mais pelo segundo livro do que por qualquer outra coisa... Crossed foi tão ruim que quando li Reached eu simplesmente já não ligava mais pro que acontecia, eu estava lendo para terminar, e não para desfrutar.

Beijos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário