domingo, 20 de outubro de 2013

Resenha: Heróis do Olimpo #1 - O Herói Perdido

de Rick Riordan

Primeiro de tudo, eu preciso dizer que estou querendo ler essa série já tem muito, muito tempo. Eu nunca consegui, no entanto, por que eu simplesmente não conseguia lembrar de nada que havia acontecido na série Percy Jackson e os Olimpianos, e como essa série trata da profecia que foi dita por Rachel no final do outro livro, eu senti que eu queria lembrar bem de tudo antes de seguir em frente, para Heróis do Olimpo. O problema é que vida de leitor é complicada, e eu tinha várias coisas pra ler. Eu sempre tenho várias coisas pra ler, amém. E eu nunca achei tempo para reler cinco livros e só então começar mais uma série.
Ultimamente, no entanto, resolvi que era a gota d'água. Estava recebendo muitos spoilers e a vida não estava mais funcionando pra mim sem essa série, então tomei coragem e dei uma relida super rápida naqueles cinco.
Vamos ao que interessa?
Não vou dar uma sinopse longa, porque todo mundo já sabe sobre o que a série é. Nesse primeiro livro, nós nos deparamos com três personagens completamente novos: Jason, Piper, e Leo, e acompanhamos suas lutas para completar uma missão, enquanto cada um tenta lidar com seus próprios problemas. Jason, sem nenhuma memória; Piper, que desde o iníciozinho deixa claro que está sendo ameaçada por alguém que diz que ela terá que trair os seus amigos se quiser ver seu pai de novo; e Leo, com segredos sobre suas habilidades e um passado um tanto... interessante e perturbador.
Eu não percebi, até ler este livro, o quanto eu sentia falta da escrita de Rick Riordan e de todo o conhecimento que ele joga em suas páginas. Antes que você perceba, tem o mito de vários deuses e heróis memorizados em sua mente, e está indo buscar algo no Google de 20 em 20 minutos. Também não havia percebido o quanto sentia falta de Annabeth e Percy, e a falta de Annabeth foi resolvida, já que ela está aqui (mesmo que por um pequeno período de tempo), mas a falta de Percy não, já que ele está perdido por aí (todo mundo sabe disso, certo? Certo. Todo mundo sabe que o Percy não está nesse livro, ninguém consegue fugir dos spoilers. Eu não consegui).
Os novos personagens são muito bons. O "pai divino" de Jason estava óbvio desde SEMPRE, e o de Leo foi revelado antes que pudéssemos teorizar, mas eu demorei bastante com o de Piper. Só descobri mesmo quando já estávamos perto da parte onde todos descobrem, então... Sem méritos para mim.
Jason se parece um pouco com o Percy, mas não é tão sarcástico ou abusado ou engraçado, e eu sinto que eles vão bater de frente assim que tiverem a oportunidade. Na verdade, eu espero. Adoro briga. Piper é corajosa, apesar de ter me deixado um pouquinho irritada em certos momentos, e suas habilidades são muito úteis. Leo é um amor. Rapidamente eu me vejo querendo segurá-lo no colo e dizer que tudo vai ficar bem, que ele é tão bom quanto os outros, e que ele vai conseguir prosperar.
Em resumo, bons personagens. Ótimo enredo. Tudo muito bem amarrado. Como sempre.
Eu gosto principalmente da forma como Rick deu a cada um os seus 15 minutos de fama, por assim dizer. Ou seja, ele não deu mais atenção à um semideus ou à outro, todos os três são igualmente importantes na missão, todos os três ajudam, todos os três são poderosos.
Adorei os deuses, ninfas e etc nesse livro. Rick escreve de uma forma que faz com que nada pareça forçado demais (só um pouquinho, só as vezes, só raramente, e mesmo assim da forma mais divertida possível), e numa série sobre filhos de deuses com poderes especiais isso é bem difícil. Até as cenas de luta parecem naturais.
*suspira* Eu realmente senti falta disso.
Recomendo essa série a todos que leram Percy Jackson, e recomendo a todos que não leram Percy Jackson que vão ler imediatamente. Mas a quem eu estou enganando? Todo mundo já leu esse livro. Eu sou a última.
De qualquer forma, para o Filho de Netuno nós vamos, na esperança de conhecer os outros membros dos sete, e rever o Percy.

Beijos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário