sábado, 19 de outubro de 2013

Resenha: Eleanor & Park

de Rainbow Rowell

Eleanor & Park é um romance contemporâneo sobre dois "excluídos". Park, um menino descendente de asiáticos (por parte de mãe) com uma reputação frágil na escola, construída lentamente através do tempo, e Eleanor, uma menina nova no local, ruiva, que veste roupas estranhas e não parece ligar para o que os outros pensam dela.
Eles se conhecem no ônibus, no primeiro dia de aula de Eleanor. Ela tem problemas para achar um lugar para sentar, e eventualmente Park fica com pena dela e manda ela sentar ao seu lado. A partir daí, eles vão vagarosamente desenvolvendo uma amizade, que se transforma em um romance. Tudo isso regado de problemas familiares e momentos realmente dolorosos de se ler.
O livro é muito, muito fofo. O amor entre eles se desenvolve de uma forma tão natural e bonita que não tem como você não torcer por eles e suspirar aliviadamente sempre que algo dá um pouquinho certo. Eles encontram muitas dificuldades, é claro, e eu bufei de raiva em vários pontos, mas vale muito a pena ler.
Eu não reparei muito na escrita da autora porque estava ocupada demais lendo freneticamente só para saber o que ia acontecer, e isso é um ótimo sinal. Isso significa que eu estava tão dentro do livro que nada podia me tirar dele, e é difícil encontrar pessoas que escrevam assim, de uma forma que te prenda tão completamente. Ou seja, Rainbow é uma boa escritora, ou pelo menos foi, nesse livro. Nenhuma decepção aqui.
Sobre os dois personagens principais, eles são muito bem desenvolvidos, muito bem pensados. Eles parecem pessoas de verdade. Todos os personagens do livro parecem pessoas de verdade. Isso tendo sido dito, eu não tenho certeza se gostei da mocinha, Eleanor.
Ela me parecia insegura demais. Como uma personagem, ela é ótima, mas como uma pessoa, eu só tenho vontade de dar um tapa amigável na testa dela e falar "pare de duvidar, droga!". Ela parecia tão cética quanto ao romance entre ela e Park, e isso ficava tão cansativo em algumas partes... Eu estava cansada de ouvir "Park é a uma luz na minha vida que vai se apagar eventualmente, e eu tenho que aproveitar isso enquanto dure". Ok, ela não disse isso, exatamente, mas seu pensamento foi esse. Ela estava o tempo todo esperando que tudo fosse acabar, assumindo que tudo fosse acabar, sem esperança alguma. Não vai acabar, Eleanor! Não necessariamente. Não se você não deixar acabar. E no final, ela me deixou muito, muito frustrada com algumas coisas que fez.
Park, por outro lado, é maravilhoso, eu não tenho nada além disso para dizer sobre ele. Sua família é ótima (principalmente sua mãe), e representa um total oposto à família de Eleanor.
Todos os personagens desse livro são bons personagens. Não boas pessoas, opa, não me entenda errado, mas bons personagens. E ei, no final, eu até passei a "simpatizar" com alguém que eu não gostava antes! Pontos bônus.
Se eu tivesse que dar estrelas ao livro, eu daria 4, por toda a atmosfera pesada presente nele que me fez mal enquanto eu o lia, e pelo final, que foi... Ok? Satisfatório, de uma forma geral? Decente? Mas não o que eu esperava, ou queria.
Mas ei, o livro é muito fofinho, e eu recomendo sim.

Beijos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário