domingo, 20 de outubro de 2013

Resenha: Fangirl

de Rainbow Rowell

Fangirl é a estória de Cath, uma menina que está ingressando na faculdade e adora escrever fanfics sobre a famosa série de livros Simon Snow. Simon Snow é uma série fictícia que existe apenas no universo do livro de Rainbow Rowell, então nada de pesquisar os livros pra download na internet. Cath é uma das escritoras de fanfics mais famosas do fandom de Simon Snow. Ela tem uma irmã gêmea, Wren, que sempre fez tudo junto com ela, mas que decidiu que agora que elas iam para a faculdade, talvez elas devessem conseguir quartos separados e tentar descobrir quem elas são sem a outra ao lado (o que é completamente compreensível, ao meu ver). Cath não gosta dessa ideia. Ela e Wren sempre fizeram tudo juntas, e agora que elas estão entrando em uma parte difícil de suas vidas, ela quer se separar?
O livro conta o primeiro ano de Cath na faculdade, e as dificuldades pelas quais ela passa com sua família, seus amigos, e suas novas aulas.
Assim que vi o título desse livro eu me empolguei. Fangirl! Finalmente, um livro sobre mim. Eu esperava me identificar completamente com a personagem principal e com o seu amor e entusiasmo pela série de livros que ela lia, e como já tinha lido Eleanor & Park, da mesma autora, acho que minhas expectativas estavam um pouco altas.
O livro não é ruim, não é isso. Eu só não simpatizei com a estória, ou com os personagens, tanto quanto achei que ia. Cath tem muitas características parecidas com as minhas, como a preferência por estar sozinha na maior parte das vezes, o seu amor pelos livros que lê, alguns pensamentos que ela tem durante o livro... Mas na maior parte do tempo, Cath só me deixou frustrada. Eu entendo que ela é do tipo que sofre calada e toma as dores dos outros, mas tantos dos problemas que ela tinha podiam ser resolvidos se ela apenas falasse sobre eles. Se ela falasse com sua irmã, se falasse com seu pai, se falasse com Nick, se falasse com Levi, se falasse com sua professora... Não estou nem falando sobre a refusa de Cath de escrever a sua estória de 10 mil palavras, pois eu mesma já desisti de alguns trabalhos apenas por não aguentar a pressão de ter que sentar e fazê-los. O que eu me frustra é a forma como ela não parecia nem tentar. Ela simplesmente desiste, e isso eu não entendo. Eu sei que inspiração é difícil e se você não quer escrever alguma coisa, você simplesmente não consegue escrever essa coisa, mas existe uma diferença entre tentar e não conseguir e não tentar. Lembra quando o Yoda disse "Faça ou não faça. Não existe tentativa" ou algo assim? Então. Isso é besteira.
Seguindo em frente... Quando a primeira metade do livro passou e nós entramos no segundo semestre de Cath na faculdade, eu já não aguentava mais ler o livro. Completamente irritada com Cath, não conseguindo ligar para nenhum dos personagens além de sua colega de quarto (não, nem para o Levi eu ligava, apesar de reconhecer que ele até que é bem legal), eu quase desisti. Só continuei lendo pois queria saber o que ia acontecer com Nick no final, e para saber se as gêmeas fariam as pazes.
Um aspecto do livro que poderia ter sido ótimo mas que tornou tudo ainda mais cansativo para mim foram os trechos sobre Simon Snow no final de cada capítulo. As vezes eram trechos dos livros originais, as vezes eram das fanfics, e as vezes eram reportagens sobre o fenômeno que a série foi, mas todos eles me irritaram igualmente. Talvez eu já estivesse cansada demais de ler e não aguentava mais, não sei. Só sei que depois de 30% do livro eu já estava pulando todas as partes que falavam sobre a série.
Apesar disso tudo, o livro é... legal. Serve como entretenimento leve. Só acho que poderia ser umas 100 páginas mais curto sem perder qualquer coisa de sua essência.

Beijos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário