domingo, 20 de outubro de 2013

Resenha: Daughter of Smoke & Bone #1 - Feita de Fumaça e Osso

de Laini Taylor

Feita de Fumaça e Osso narra a estória de Karou, uma menina de cabelo azul que não sabe de onde vem. Desde pequena, ela foi criada por quimeras, sendo sua maior figura paterna o Brimstone, um homem com metade do corpo do bode e metade do corpo humano. Ela foi treinada para fazer alguns serviços para ele, coletando dentes (para quê, ela não sabe), e ele consegue chamá-la em qualquer lugar que ela esteja, não importa o quão inconveniente isso seja para ela.
Como recompensa, ele a retribui com pequenas jóias(?), ou pedrinhas(?), ou missangas(?), não lembro, que realizam os seus desejos. As menores, scuppies, realizam os desejos pequenos, os mais triviais, e o valor dos desejos realizados vai crescendo conforme as "pedrinhas" que ele a dá: scuppie, shing, lucknow, gavriel, e bruxis.
Karou logo descobre que existem dois mundos: o mundo dos quimeras e o mundo dos anjos, e ambos estão em guerra constante um com o outro.
Sinceramente, a estória do livro tem tanta coisa, nós descobrimos tanta coisa, que é inútil tentar explicar tudo o que está acontecendo nele.
No início, toda a informação nova é um pouco demais para aguentar, e eu fiquei bastante confusa com todos os nomes e com a aparência física de alguns personagens, mas assim que você se acostuma com tudo, o livro voa.
Laini Taylor tem muita criatividade, além de uma boa escrita, e ela descrevia Praga com tanta vividez que eu realmente me sentia lá. A escolha de lugar também me surpreendeu bastante (de um jeito bom), Praga. Nunca havia lido nenhum livro que se passasse lá.
Todos os personagens são muito bem construídos. Eu podia vê-los claramente, e imaginar seus gestos enquanto falavam. Até os personagens mais detestáveis eram fáceis de se ler. E a personagem principal, Karou, é inteligente e confiante, tudo o que eu gostaria que uma personagem principal fosse.
Uma das coisas que mais gostei foi que o livro não guarda todos os seus mistérios para o próximo volume. Nós temos a maioria das nossas perguntas respondidas nesse livro mesmo, e apenas algumas questões cruciais continuam não respondidas, mas só o bastante para nos fazer querer continuar a ler a série. Isso é bom e importante de se fazer, pois muitas séries deixam tudo para ser resolvido no final e acabam esquecendo algumas coisas. Tenho a impressão de que essa trilogia será muito bem amarrada, e isso me deixa com ainda mais vontade de ler o próximo.
Os diálogos, no entanto, me deixaram um pouco nervosa, porque muitas conversas que os personagens tinham pareciam inúteis. Eu sei que as pessoas conversam sobre coisas inúteis o tempo todo, mas alguns diálogos escritos por Laini me entediavam demais. Eles não fariam diferença nenhuma se não estivessem ali. Por exemplo, em certo ponto do livro, Karou e sua amiga Zuzana estão tendo uma conversa sobre borboletas no estômago, que dura quase duas páginas inteiras e não nos acrescenta em nada.
E aí nós temos, é claro, o romance. O livro não gira em torno dele, e ele nem chega a ser claro até que um bom pedaço do livro tenha se passado, mas ainda assim é importante para a estória.
No início, eu achei o romance entre Karou e Akiva forçado, como todos os outros romances em livros nesse estilo parecem ser. Mas de pouquinho em pouquinho eu fui gostando da relação deles, torcendo por eles... E nós descobrimos depois por quê eles se sentiam atraídos um pelo outro, e tudo fica bem.
E Akiva, o tal interesse romântico de Karou, é simplesmente adorável. Eu sei que adorável é uma palavra estranha para descrevê-lo, mas toda vez que ele se sentia desconfortável ao fazer alguma coisa humana eu pensava no quão fofo tudo aquilo era. Ele tentando entrar no banheiro e tendo dificuldades, por causa de suas asas gigantes, ou se assustando com o elevador, ou tentando contar piadas...
De forma geral, o livro não tem muitos pontos negativos. Foi bem divertido e interessante de ler, e eu mal posso esperar pelos próximos. Já pedi Dias de Sangue e Estrelas, e o último livro, Dreams of Gods and Monsters, deve sair no início do ano que vem lá nos states. Yay!

Beijos, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário