sábado, 4 de janeiro de 2014

Resenha: Legend #3 - Champion

de Marie Lu

Spoiler dos livros anteriores.
Eu li esse livro imediatamente após ter terminado o anterior. Eu sabia que ia querer o próximo livro logo depois de terminar o segundo, depois de ver algumas resenhas por aí que falavam de um certo cliffhanger, então resolvi esperar até Champion sair pra finalmente ler Prodigy.
Mas eu tive que esperar pelo menos um mês depois de ter terminado pra fazer a resenha desse terceiro livro, por quê toda vez que eu tentava, eu ficava muito emocionada e tinha que parar. Pois é.
Antes de mais nada, eu preciso dizer que essa é com certeza uma das minhas trilogias favoritas, se não A minha trilogia favorita. Todos os livros nela foram ótimos, e tudo nela me surpreendeu. Principalmente o segundo livro.
Esse terceiro foi... diferente. Muita coisa já tinha sido mais ou menos resolvida no segundo (o que eu adorei) e eu não fazia a mínima ideia do que ia acontecer nesse. Posso dizer, com certeza, que tive uma boa surpresa. A volta do fator PRAGA (que tinha sido uma coisa que eu tinha esquecido completamente depois do primeiro livro) me pegou totalmente despreparada.
Se no livro anterior eu fiquei surpresa com a autora por nos mostrar as Colônias, e não apenas o lugar imediato no que o livro acontecia (como a maioria das distopias faz), nesse livro nós temos a chance de ver ainda mais longe: a Nova Antártica com todo o seu mundo maravilhoso de tecnologia.
Eu fiquei tão interessada nesse lugar novo que estou pensando até em mandar uma carta pra Marie Lu, dizendo que se ela for escrever algo novo, por FAVOR, faça uma nova trilogia que aconteça na Nova Antártica. Eu simplesmente PRECISO de mais daquele mundo. Preciso saber mais sobre suas maravilhas - e sobre seus problemas. Spin-off, alguém? Spin-off, por favor.
A escrita de Marie Lu continua sendo incrível (e a tradução que tentei ler de Legend continua sendo medonha. Se você sabe inglês, pegue esses livros em inglês.). Nada mudou aqui.
Eu fiquei frustrada com os personagens? Claro. Eles fizeram decisões com as quais eu não concordei? O tempo todo. Fiquei dividida, em certo ponto, entre Day e Anden (Anden, seu lindo, eu esperava tão pouco de você e você se tornou tanta coisa)? SIM. Eu fiquei com vontade de dar um soco na cara do Day e um gancho no queixo da June em certos momentos? Claro, e a única coisa me impedindo era a inexistência física dos personagens. Mas houve desenvolvimento? MUITO. E não só dos dois personagens principais; de vários outros personagens também. Nesse livro, eu me peguei sentindo pena de um personagem que eu detestava no primeiro livro: o Thomas. Como isso aconteceu? Eu ainda não sei.
E falando no Thomas, eu quase fui reduzida a uma poça de lágrimas quando ele nos contou sobre o Metias.
E falando em Thomas e Metias, eu preciso levantar e bater palmas pra Marie Lu por ignorar a existência da homofobia nesse seu novo mundo. Um mundo sem homofobia, como deveria ser. Quando Metias acha que não pode ficar com Thomas, não é por que ambos são homens, mas porque ele é seu SUBORDINADO no trabalho. E quando Pascao flerta com Day, ninguém nem pisca.
Fora isso, palmas para ela pelas pequenas coisas que adicionou. Como por exemplo, no início do livro, quando Day está passando por algum lugar na costa, ele olha para o horizonte e vê o topo de alguns prédios, quase totalmente engolidos pela água. Isso foi uma adição de um parágrafo que provavelmente passou despercebida pela maioria mas que me fez MUITO feliz.
Voltando aos personagens e aos plots principais, apesar de eu ter gostado muito desse livro, ele não foi  tão bom quanto Legend, e certamente não como Prodigy. Como descobrimos no final do segundo livro, Day está gravemente doente, e por isso esse livro teve uma atmosfera muito... deprimente. É isso, o livro foi deprimente. Apesar de ainda ter várias cenas de ação, de ser SUPER interessante, de me surpreender muito, e de não falhar na boa escrita e no desenvolvimento dos personagens, a atmosfera triste desse livro me envolveu de tal forma que eu sentia meu coração apertado toda vez que uma cena de ação era interrompida por Day tendo uma dor de cabeça. Eu fiquei com medo por ele, de um jeito que não aconteceu nos últimos dois livros, toda vez que ele ia fazer algo perigoso.
E agora, sobre o final. Eu não estava esperando um final de contos de fadas, e tinha três finais em mente. Um muito triste, mas suportável. Um tão triste que me faria odiar o livro inteiro. E esse.
Vi muitas resenhas que odiaram o final, ou que o acharam triste de uma forma desnecessária, mas eu gostei bastante, apesar de ser sido um pouco amargo. Eu estava esperando algo MUITO pior. Na verdade, eu estava me preparando para algo TÃO ruim, que ao terminar esse livro (com lágrimas nos olhos, sim, admito) eu suspirei meio que aliviada por não ter sido o que eu pensei e fui IMEDIATAMENTE procurar fanfics (e foi aí que descobri que o mundo tem uma escassez muito grande de fanfics de Legend. Precisamos consertar isso).
Eu não concordei exatamente com a decisão que foi tomada por um dos personagens no final do livro, mas fiquei feliz que tal personagem tenha voltado atrás no finalzinho. O tempo para que essa mudança de opinião ocorresse foi o tempo em que eles puderam evoluir como pessoas, descobrir e testar novas coisas, e só então, ter certeza do que queriam. O final do livro nos deixa não apenas com esperança, mas com uma quase certeza (esse quase sendo 99% de chance), o que é mais do que eu posso dizer de alguns finais aí que todo mundo pareceu gostar mesmo assim (cough cough ELEANOR & PARK).
Apesar de eu desejar que Marie Lu tivesse nos dado mais, que o livro tivesse sido mais longo, que tivesse continuado por pelo menos algumas horas depois do momento em que acaba, eu fiquei satisfeita com o final. Não inteiramente feliz, e nem completa, mas satisfeita.
E ei, talvez ela aceite meu conselho e faça um spin-off sobre a Nova Antártica, talvez acontecendo alguns anos depois do final de Champion? E aí talvez - só talvez, ela nos deixe saber o que aconteceu com certeza? Eu sei que é esperança demais, mas quem sabe?

Beijos, etc.

2 comentários:

  1. Boa Noite!
    Eu gostaria de saber aonde você comprou o livro. To doida atrás.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,
    Quero muito ler esse livro, acabei de ler prodigy agora e to louca pela sequencia.
    Onde vc comprou?? Sabe se tem em pdf? Se sim, pode me mandar: camilac_2006@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir