sábado, 4 de janeiro de 2014

Resenha: Mara Dyer #2 - The Evolution of Mara Dyer

de Michelle Hodkin

Spoilers do primeiro livro.

Mara acorda em um hospital, sem ideia de como foi parar ali. A médica que a acorda diz que ela foi trazida no dia anterior e internada por seus pais, pois foi encontrada na delegacia gritando, e sem conseguir parar.
Não sei direito como dar uma sinopse desse livro sem contar a estória dele, mas depois dessa recaída de Mara, seus pais estão a assistindo bem de perto, e a qualquer sinal de comportamento estranho, ela corre o risco de ser internada de novo. Eles não querem que sua filha fique presa em um hospital, é claro, mas eles farão o que for preciso para ajudá-la e mantê-la a salvo.
Com mais problemas do que nunca, pois Jude está de volta e ninguém acredita nela, e correndo o risco de ser internada novamente se disser qualquer coisa fora do normal, Mara tem que lidar com a nova ameaça que ele apresenta com apenas Noah ao seu lado.

Eu gostei bastante desse livro. Não sei se é melhor do que o primeiro, apesar de ter muitos outros aspectos envolvidos nele, mas o primeiro foi um POUQUINHO mais... intrigante? Na minha opinião. Não que eu não tenha pensado "MAS QUE MERDA ESTÁ ACONTECENDO?" durante boa parte desse livro, mas no primeiro era tudo novo, tudo um mistério. Nesse nós já sabemos sobre o poder de Mara, ao invés de estar descobrindo sobre ele, e já sabemos sobre Noah.
Ok, na verdade, isso pouco importa. Os dois livros me fizeram quebrar a cabeça. O que me fez gostar mais do primeiro foi a nossa personagem principal, Mara. Eu sei que ela está passando por muita coisa ao mesmo tempo, e que tudo é muito confuso pra ela, e que a vida dela não é fácil, mas sinceramente? Ela poderia muito bem tratar a família dela de forma melhor. Principalmente sua mãe. A forma como a relação dela com sua mãe se dá nesse livro me deixou MUITO irritada com Mara. Eu sei que deve ser difícil ter pais que não acreditam no que você jura que é verdade, mas ela esquece de levar em consideração que muito do que ela viu NÃO era verdade. A mãe dela a achou com os braços mergulhados numa banheira depois de HORAS. E no início desse livro ela foi encontrada gritando histericamente. Mara está irritada porque sua mãe acha que ela está ficando maluca, mas para uma pessoa de fora, que não sabe de toda a estória, isso é exatamente o que parece.
Apesar de Mara estar passando por muita coisa, ela realmente podia ter tentado entender melhor sua mãe, sem toda a aversão que ela parece ter por ela nesse livro. Eu estou cansada de ler sobre adolescentes com mommy issues. Me dê mais livros com boas relações entre pais e filhos.
Tudo bem. Essa foi a única coisa que me irritou no livro, eu acho. Mas foi um aspecto tão recorrente que eu tinha que respirar fundo e me controlar toda hora, e foi por isso que achei o primeiro melhor.
A escrita desses livros, sinceramente, não fede nem cheira pra mim. Não é ruim, e nem irritante. Não é excessivamente descritiva e nem excessivamente poética. Mas também não é ótima, não me deixa pensando, não me faz sublinhar passagens como alguns livros fazem. A escrita desse livro é invisível, e talvez isso seja uma coisa boa.
Sobre o enredo em si, nesse livro entram vários outros aspectos que eu nem imaginava que iam entrar quando li o primeiro. Toda a estória da boneca da vó dela (que boneca assustadora, senhor) me interessou muito, e a revelação do final me surpreendeu bastante. Eu não estava, de forma alguma, esperando por aquilo.
Você continua sem saber direito no que acreditar. Mara, afinal, realmente tem algumas alucinações. Você não pode confiar nela. Você duvida se Jude é real. Se a boneca é aquilo tudo que parece ser. Se algumas situações são reais. Eu cheguei até a pensar que talvez Mara e Noah estejam ambos loucos e tudo isso seja algum tipo de alucinação em grupo que eles estão tendo, mas isso é bom, isso mantém o livro interessante, e mantém sua vontade de voar pelas páginas pra descobrir logo o que diabos está acontecendo. Minhas teorias foram surgindo e sendo destruídas, surgindo e sendo destruídas, e agora eu não sei se tenho mais alguma restando.
Estou muito ansiosa pelo terceiro livro, e o goodreads diz que ele vai ser lançado em junho desse ano, então... YAY por não ter que esperar uma quantidade absurda de tempo.

Beijos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário