sábado, 4 de janeiro de 2014

Resenha: Penryn & the End of Days #1 - Angelfall

de Susan Ee

Essa é uma estória sobre Penryn, uma menina vivendo num mundo pós-apocalíptico, depois de que os anjos atacaram todos os humanos na Terra, e os que restaram tem que tentar sobreviver e se esconder, tanto dos próprios anjos, quanto dos humanos que se aproveitam da situação. Nossa estória começa quando nossa personagem principal, sua irmã (sendo levada na sua cadeira de rodas) e sua mãe, que não é exatamente normal também, estão saindo de seu apartamento para achar refúgio em outro lugar, pois ali já não é mais seguro. Elas saem à noite, e enquanto estão se esforçando para caminhar silenciosamente, elas presenciam uma luta entre anjos que muda o curso de sua viagem drasticamente.

Wow. Ok. Eu comecei a ler esse livro por que depois da trilogia Unearthly eu queria outro YA que envolvesse anjos, e esse me pareceu muito interessante. As resenhas no goodreads eram ótimas, e o segundo livro já tinha sido lançado. Ótimo, eu pensei. Se o segundo livro já saiu, vou ter dois livros para ler direto e aí só vou ter que esperar por um. MAS NÃO. Parece que no início essa ia ser uma trilogia, mas agora a autora está planejando escrever pelo menos 5 livros? Eu estou muito feliz com isso, não se engane, pois eu gostei do livro e quero MAIS, mas ter que esperar mais ainda pela conclusão me deixou desanimada para ler o segundo. Isso porque eu tenho essa irritante tendência de esquecer tudo o que li depois de um tempo.
De qualquer forma. A escrita desse livro não tem nada de muito poético ou sublinhável ou notável, mas eu digo isso de um jeito bom. A escrita é o que precisa ser em um livro dessa natureza: rápida, sem enrolação, mas que ainda mantém seu interesse. Não é muito descritiva, mas você ainda consegue uma imagem vívida das situações na sua cabeça. Apesar de algumas coisas terem sido um pouquinho previsíveis (pelo menos para mim), a maioria não foi. Bonus points.
Pela capa meio fofinha e pela sinopse meio vaga, eu esperava que esse livro fosse bem menos perturbador do que ele foi. Não que ele tenha sido exatamente obscuro, mas muitas cenas e coisas que aconteceram me pegaram de surpresa, no sentido de que eu não esperava que a autora fosse realmente ousar ir praquele lado bizarro das coisas.
Os personagens são ótimos. Eu não sinto que qualquer um deles tenha sido mal desenvolvido (para um primeiro livro), mesmo os que apareceram pouco. E olha que esse livro é pequeno. Na verdade, eu mal posso acreditar que esse livro tenha sido tão pequeno, pois MUITA coisa acontece nele.
Eu geralmente tenho esse grande problema com personagens principais, principalmente se eles narram o livro, e eu estava PRONTA para não gostar da Penryn. Mas gente, eu a amei. Ela é a minha personagem favorita do livro até agora. Ela parece tomar todas as decisões que eu tomaria, suas habilidades são incríveis, e seu senso de humor também.
Eu não sei se tenho algo de ruim para falar desse livro. Até o romance (sim, tem um romance, o que você esperava?) me deixou interessada. Nada de amor instantâneo, prioridades ainda continuam sendo prioridades para nossa querida Penryn, e muito potencial para os próximos livros. Além do interesse romântico também ser um ótimo personagem por si só.
O fato de que eu vou ter que ESPERAR pelo terceiro (e olha que eu ainda nem li o segundo) me faz chorar de frustração. Angelfall saiu em 2011, e World After saiu em 2013. Pela lógica, o próximo sai em 2015, mas eu duvido que ela demore tanto.
Susan Ee, escreva mais rápido, por favor.

Beijos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário