domingo, 9 de março de 2014

Resenha: Delirium #2 - Pandemônio

de Lauren Oliver

Nesse segundo livro da trilogia, seguimos Lena em dois períodos diferentes de tempo. O primeiro, o "antes", acontece imediatamente após o que vimos acontecer no fim do primeiro livro, e o segundo, o "agora", acontece, bem, algum tempo depois. Não fica muito claro QUANTO, mas não é muito. Os capítulos são intercalados e a narrativa não fica entediante.

Eu gostei bem mais desse segundo volume do que do primeiro.
Continuo achando a escrita da Lauren muito esquisita, e não mudei de ideia sobre as comparações que ela vive fazendo, apesar de ter notado menos nesse. Eu acho que Lauren insiste muito em um assunto, em um sentimento. Ela martela em uma sensação ou uma emoção por mais tempo do que necessário, e isso me faz torcer o nariz, mesmo que involuntariamente, toda vez que Lena começa a falar o que sente. Como, por exemplo, o fato de que Lena repete várias vezes ao longo do livro que agora ela é uma nova Lena, a NOVA Lena não faria as mesmas coisas que a VELHA Lena faria, etc. O tempo todo, gente. Eu já entendi, você mudou. Podemos seguir em frente?
Outra coisa. Logo no início do livro, temos um grande parágrafo de Lena nos explicando por quê ainda se sente desconfortável ao redor de homens. Ela diz que viveu a vida inteira achando que isso era errado, e que 18 anos de aprendizado não vão embora fácil, etc etc. Essa parte me deixou irracionalmente irritada, eu admito. Não porque os sentimentos de Lena são errados, pois eles são muito válidos, mas porque eu. já. sei. Eu li o livro anterior, eu sei como ela foi criada, em que ambiente ela cresceu. Eu não preciso que a autora me explique coisas que são óbvias, que ela me dê algo mastigado para que eu entenda. É claro que Lena não está confortável com homens ainda. Me admiraria se estivesse. Mas quando a autora insiste em me dizer isso como seu eu não tivesse captado é extremamente desagradável. Quando o autor precisa explicar o desenvolvimento de um personagem (ou, nesse caso, a falta dele), isso me mostra que o escritor não é bom e, francamente, isso insulta a minha inteligência. Por que você acha que eu não entendi? Por que você sente a necessidade de me explicar?
Se você leva tão pouca fé na sua escrita para passar esses conceitos de personalidade mais básicos, ou se leva tão pouca fé nos seus leitores para entenderem o que está acontecendo sem que seja explicado, de qualquer forma você está insultando alguém: seus leitores, ou você mesma.
Mas ok, seguindo em frente...
Continuo não gostando de Lena, mas esse livro realmente foi bem superior ao primeiro. Na minha opinião, é claro. Os personagens eram mais interessantes, e o enredo me puxou mais. Além disso, Julian. JULIAN. Bom personagem, ótima pessoa.
A ausência do Alex nesse livro realmente parece ter feito com que o livro fosse melhor. Eu não sabia que não gostava do Alex, mas aparentemente, não gosto. E se você pensar bem, nós não o conhecemos. Não sabemos quem ele é de verdade, pois não passamos tanto tempo com ele para saber. O que sabemos é o que vemos pelos olhos de Lena, e o que Lena diz não conta, pois ela estava extremamente apaixonada e deslumbrada com o primeiro garoto com quem tinha tido uma conversa decente. O amor deles nunca pareceu real para mim, e a única coisa que aprendi sobre Alex é que ele gosta de poesia e que seus olhos mudam de cor com a luz.
Lena cresceu como pessoa sem ele por perto, e isso foi bem importante para ela.
Mesmo eu tendo gostado mais desse livro do que do primeiro, preciso dizer, ele é extremamente previsível. Tudo o que eu achei que Lauren Oliver fosse fazer? Ela fez. Tudo. Mas também, o primeiro foi igualmente previsível. Esse segundo pelo menos teve Julian e coisas de verdade acontecendo. Coisas de peso. Coisas importantes para a sociedade deles.
Eu já li o terceiro, mas foi tão ruim que nem vou fazer uma resenha sobre ele. Não vou coseguir.
O segundo é o melhor, e eu preferia nem ter perdido o meu tempo com o terceiro, mas infelizmete essa é a vida.
Aliás, eu gostaria de nunca ter lido essa trilogia, ponto. Tá, o segundo livro foi bom, mas não muito, e não valeu a pena ter que aguentar os outros dois.

Beijos, etc.

Um comentário:

  1. Olá!! Primeiramente, gostaria de dizer que gosto muito do seu blog!! Sobretudo gosto da forma que você se expressa nas resenhas, o tom da coisa, rsss. Acho que me identifico ^^

    Agora sobre o livro em si: Li o primeiro volume, Delírio, e achei legal. Fiquei interessada em saber o que seria daquela estória, daquele mundo lá. Daí pego esse segundo pra ler e... Não rolou... =/ Não sei o que houve, empaquei de um jeito que resolvi seguir a vida, um dia eu volto! (pensei comigo "quando sair o terceiro eu leio") Aí acabei de ler sua resenha e acho que seria melhor nem me dar o trabalho de ler a série. Um terceiro livro, o desfecho da estória, tão horrível que não mereça nem ser resenhado?? Deixa pra lá, rssrss
    Enfim, continua com as resenhas! Até a próxima

    ResponderExcluir