quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Resenha: Trilogia Unearthly

de Cynthia Hand




Traduzida no Brasil como "Sobrenatural", a trilogia Unearthly fala sobre Clara Gardner, uma menina com sangue de anjo que está tendo visões sobre um incêndio, no qual ela salva a vida de um garoto que ainda não conhece. Clara não está assustada, ela sabe exatamente o que está acontecendo. Todos na Terra com sangue de anjo tem um propósito, uma razão para estarem aqui, e em algum ponto de suas vidas eles começam a ter visões sobre isso. Esse é o propósito de Clara.
Clara conta tudo para sua mãe, uma mulher metade anjo e metade humana, que imediatamente a ajuda a descobrir onde a visão está acontecendo, e Clara, sua mãe, e seu irmão mais novo Jeffrey, se mudam para lá.

Eu nunca tinha lido nada sobre anjos antes (a não ser pelo início de Hush Hush, do qual rapidamente desisti, e incontáveis fanfics de Supernatural), apesar de já ter comprado A Batalha do Apocalipse há eras atrás. Mesmo assim, acho que esse foi um ótimo começo. O livro explica toda a sua mitologia muito bem, e não tem nada de muito complicado nele.
No início do primeiro livro, eu fiquei um pouco incomodada. Mais um livro com um "amor" instantâneo entre dois personagens, ugh. Mais um livro com um triângulo amoroso desnecessário, ugh. Mas gente, o livro é bem legal, e essas duas coisas quase não me atrapalharam em nada, e só acontecem em Unearthly, o primeiro volume.
Eu adorei a relação de Clara com sua mãe e com seu irmão, e a forma como elas se desenvolveram, não só no primeiro livro, mas durante toda a série. Adorei o fato de que os pais não sumiram nesse livro. Na verdade, eles são uma grande parte dele. Essa não é mais uma daquelas trilogias sem adultos em momento nenhum, sabe? Isso faz uma grade diferença.
O segundo livro foi tão bom quanto o primeiro, só que bem mais triste, com uma carga emocional pesada. Foi um pouco deprimente, na verdade, mas ainda assim foi legal. E o que me surpreendeu ainda mais: no segundo livro eu comecei a me importar com o tal do triângulo amoroso. Ele começou a parecer bem mais verrdadeiro e justificável, até o ponto em que eu não sabia mais quem a personagem principal escolheria. Essa dúvida continua até o final do livro três.
Na verdade, no livro três, eu não sabia mais quem EU escolheria. Eu estava honestamente dividida em duas partes iguais entre os dois garotos, cada minuto me inclinando mais para um lado. Nunca me senti tão confusa a respeito de quem eu escolheria se estivesse na situação da protagonista. Geralmente, eu tenho uma ideia bem clara de quem eu prefiro, e geralmente é a pessoa com quem a personagem principal termina.
Mas o que mais me surpreendeu foi o quanto eu gostei do terceiro livro. Eu tinha achado os dois primeiros legais, mas até demorei pra ler o terceiro porque em trilogias assim o último livro é sempre o mais fraquinho, o pior de todos. Foi por isso que ao terminar o terceiro livro eu eu fiquei boquiaberta. Imaginem minha surpresa ao ler uma cena, entre o meio e o final do livro, que me deixou com lágrimas nos olhos (depois de muito tempo sem encontrar um livro que me emocionasse assim), em uma trilogia pela qual eu não dava nada ao começar?
O final foi feliz, mas amargo, assim como eu achei que ia ser. Mas essa é a vida, nem tudo dá certo para todos, e nesse livro estava claro que alguém não ia sair com tudo às mil maravilhas. Eu adorei.
Fora isso, ele tem a quantidade certa de cenas de ação, e várias surpresas. A série inteira em si é cheia de surpresas, coisas que eu simplesmente NÃO teria adivinhado em momento nenhum.
E os personagens são muito bem construídos. Eu adorei cada um deles, inclusive (para a surpresa de todos) a Clara. Ela comete erros, mas ela os reconhece, ela se arrepende, ela tenta consertá-los. E ela é engraçada, honesta e ela se importa com as pessoas. É raro que eu goste de personagens principais que narram em primeira pessoa, mas nesse livro isso aconteceu. Não tanto no primeiro volume, mas Clara cresce ao longo da série, seu personagem se desenvolve melhor, e isso só aumenta os pontos imaginários que eu ia dando para a trilogia enquanto ia lendo.
Fora ela, adorei sua mãe, seu pai, seu irmão, Tucker, Christian, Angela, Wendy, Billy, e até Samjeeza.
Só uma coisa: aconselho que leiam a novela que acompanha os livros, Radiant, entre o segundo e o terceiro livro. Eu não fiz isso, e fiquei bastante confusa em algumas partes que tinham referências à ela, mas a autora explica brevemente o que aconteceu lá de forma satisfatória e eu não fiquei sem entender nada. Mas teria sido melhor se tivesse lido Radiant antes.
A série como um todo recebe 4.5 estrelas, e só por que o primeiro livro realmente poderia ter sido melhor (apesar de não ter sido ruim). O terceiro com certeza é o meu favorito, e pra quem gosta de literatura sobre anjos, essa série vale muito a pena.

Beijos, etc.

Um comentário:

  1. oiiii, eu ja çi o primeiro e o segundo mas não achei o terceiro em lugar nenhum nem para comprar nem pra ler em pdf como vc fez?

    ResponderExcluir