quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Resenha: Heróis do Olimpo #4 - A Casa de Hades

de Rick Riordan

(Spoilers do outros três volumes)
Eu não vou me preocupar em dar um resumo decente pra esse livro. Todo mundo já sabe. Eu fui literalmente a última pessoa a começar a ler Heróis do Olimpo.
Mas, ok, basicamente, Percy e Annabeth CAÍRAM NO TÁRTARO. Os outros cinco semideuses tem que ir até a Casa de Hades para fechar as portas do inferno por fora, enquanto Percy e Annabeth tentam fechá-las por dentro.
Tudo é dor.
Temos dificuldades, temos cenas que me deixaram surpresa pelo fato de serem bem mais obscuras do que eu imaginei que qualquer livro do Rick seria, temos cenas fofas, temos personagens irritantes, temos personagens adoráveis, etc. Tudo aquilo que já conhecemos.

"Para meus maravilhosos leitores:
Lamento pelo último suspense.
Quer dizer, não de verdade. HAHAHAHA.
Mas, falando sério, adoro vocês, pessoal."

Wow, Rick Riordan, Wow. Eu te odeio. Eu te odiaria mais ainda se tivesse lido A Marca de Atena quando saiu e tivesse que esperar um ano para o lançamento desse livro. Ainda bem que esse não foi o caso.
Eu estava com muito medo de que esse livro fosse nos deixar no escuro sobre onde Percy e Annabeth estão o tempo todo, se focando nos outros semideuses e aí só no final mostrar o casal nos contando o que aconteceu com eles, mas nós estamos com eles O TEMPO TODO. Nós vemos cada passo que eles dão lá dentro do Tártaro, cada dificuldade, cada monstro, cada obstáculo. Eu fiquei muito aliviada. Eu odiaria ter que tentar assumir o que estava acontecendo com eles o tempo todo.
Palmas pelos dois por serem tão incríveis em tempos de extrema dificuldade. No momento em que eles terminam de cair eles se olham e pensam: "Ok. Nós estamos aqui. Qual é o plano? Como vamos sobreviver?" Nada de choro ou pena. Eles mantém um ao outro forte.
Honestamente, todas as cenas no Tártaro foram minhas favoritas, mas teve uma que me deixou um pouco perturbada, e essa é quando Percy e Annabeth encontram Akhlys. Quem leu vai saber por quê, mas sem spoilers.
Resumindo, Percy e Annabeth são incríveis, não tem nada de novo aqui.
O livro não virou o meu favorito do Rick só por causa das dificuldades deles no Tártaro, mas também por tudo o que acontece fora, com os outros semideuses.
Sem os dois personagens "mais antigos" para roubar a cena, os outros cinco tem uma chance de brilhar. Não que eles estivessem nas sombras antes, mas agora eles realmente aparecem mais, e se desenvolvem mais. Eu passei a gostar mais de cada um deles depois desse livro, mesmo achando que não poderia amá-los mais.
Os capítulos da Piper continuam sendo, para mim, um pouco chatos de ler (mas não pela Piper, pois ela é incrível e eu a adoro, como já disse diversas vezes). Talvez sejam só as coisas que acontecem nos capítulos dela que não sejam tão emocionantes quanto as outras. Talvez. Ainda estou tentando descobrir.
Jason, eu te adoro, de verdade, e a forma como você apóia e motiva as pessoas e tenta fazê-las darem o seu melhor, sempre, faz de você um bom líder e uma ótima pessoa. Mas você tem que parar de desmaiar, ou congelar, ou ser pendurado de cabeça pra baixo sempre que aparece um perigo, ou um monstro.
Eu tenho esse jogo comigo mesma, onde toda vez que algo assim acontece com o Jason eu desenho um raio no livro, e meus livros estão cheios de raios.
Eu não sei se o Rick faz isso de palhaçada, para nos fazer rir, ou se o Jason só é muito atrapalhado mesmo, ou se o poder do Jason é tão grande que Rick o deixa inconsciente ou incapaz durante as lutas para que os outros tenham a chance de fazer alguma coisa, por que se não perde a graça. Mas mesmo assim, eu não posso evitar uma risada toda vez que isso acontece.
Leo! Meu personagem favorito de todos os novatos. Suas cenas nesse livro são todas apaixonantes, eu AMEI cada uma delas, e tenho muita esperança de que tudo dê certo para ele no próximo livro. Se não der vou pessoalmente na casa do Rick. Juro.
Hazel descobre um novo poder e ela é incrível ao aprender a usá-lo. Ela está crescendo e aprendendo cada vez mais, e isso me dá sentimentos estranhos de orgulho que eu não deveria sentir por personagens fictícios.
Falando em orgulho, vamos falar sobre a verdadeira estrela desse livro: Frank! Estou super orgulhosa dele também, e não sei nem o que dizer sem dar vários spoilers. E o que ele fez pelo Treinador Hedge...
Esse livro é tão bom. Meu coração de fã está dando pulos.
Finalmente, Nico. Como se não bastasse que um dos meus personagens favoritos já sofreu o suficiente em sua vida, sendo trocado por um grupo de caçadoras por sua irmã, para depois perdê-la em um piscar de olhos, fosse rejeitado por alguns semideuses apenas por ser filho de Hades, perder seus pais, ter que viver no submundo dando McDonalds aos mortos, passar dias no Tártaro sozinho (Percy e Annabeth pelo menos tem um ao outro), e quase morrer depois de passar dias trancado em um jarro... Ele ainda por cima tem que sofrer, também, por isso. Eu realmente espero que tudo dê certo para o Nico, gente. Em um mundo perfeito ele encontraria alguém que ele ame de verdade, e que o ame de volta, e aí eles se casariam. Se os deuses permitirem, Rick Riordan não vai me decepcionar. Se tem um personagem que eu quero que seja tão feliz que vai dar nojo nas outras pessoas, é o Nico.
Voltando aos comentários, finalmente vemos Grover de novo! Mesmo que por um breve momento. Eu estava me perguntando onde ele estava. E a cada dia que passa eu gosto mais da Reyna e odeio mais o Octavian.
Em resumo, esse livro é ótimo, o melhor que Rick já escreveu (nas séries sobre o Percy Jackson. Não li seus outros livros ainda) na minha opinião. Não consegui parar de ler, tive que ficar acordada até sete horas da manhã para terminá-lo, e não me arrependo nem um pouco.
Eu mal posso esperar pelo próximo livro. O título é "The Blood of Olympus", bem feliz e otimista, né?
Meu medo só não se compara às minhas expectativas.

Beijos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário