sábado, 1 de junho de 2013

Resenha: Crônicas Lunares #1 - Cinder

de Marissa Meyer

Cinder é uma releitura futurística do conto de fadas Cinderela. Nesse futuro, todos possuem um ou mais androides para fazer o trabalho doméstico para eles, e os ciborgues são "criaturas" desprezadas. Cinder, a personagem principal, sofreu um acidente ainda pequena e teve que ter sua mão e perna esquedas substituídas por partes mecânicas, fazendo dela um ciborgue, coisa que ela tem que esconder de todos. Ela mora com a mãe adotiva e suas duas filhas, e trabalha como mecânica para sustentá-las desde que seu pai adotivo morreu de "Febre Azul", uma praga que vem se alastrando pela Terra desde a última guerra, e que ainda não possui cura.
Isso é apenas o básico. O livro possui intrigas, mistério, romance e mais. Ele é escrito em terceira pessoa, com o POV mudando em alguns capítulos, não se focando apenas ao que Cinder sabe ou vê. Apesar da forma como Marissa escreve não possuir nada de excepcional, na minha opinião, ainda assim é muito boa e fácil de ser lida.
Os personagens são bons, bem desenvolvidos. Eu estava com medo de Cinder se transformar em mais uma Mary Sue, mas ela me surpreendeu bastante ao tomar algumas decisões que eu não esperava, e mesmo que eu não concorde com as decisões da madastra, eu as entendo.
A construção de mundo, por outro lado, deixa a desejar. Não aprendemos muito sobre como o mundo em que Cinder vive veio a ser o que é. Nós entendemos algumas coisas conforme elas vão acontecendo, pois toda vez que surge alguma dúvida maior, a autora nos explica, mas só o absolutamente necessário para o nosso entendimento. Não acho que isso seja um ponto negativo muito forte, pois mesmo que não saibamos direito como tudo foi se desenvolvendo, ainda conseguimos entender toda a estória sem ficar para trás, sem muita confusão.
De forma que chegamos aos pontos negativos. Nesse momento, só consigo pensar em um: a predictabilidade. Nada foi uma surpresa para mim nesse livro, e pela forma como as coisas se deram, estou surpresa que tenham sido uma surpresa para Cinder. A grande revelação ao final do livro pode ser descoberta no meio, e a grande revelação do meio, no início.
Como pontos positivos, além dos personagens, acho que sou obrigada a ressaltar a criatividade da autora. Porque convenhamos gente, ao ler a sinopse desse livro a primeira coisa que você pensa é "cara, que viagem". Confesso que se não soubesse que cada um dos 4 livros da série teria um personagem baseado em um conto de fadas (Cinder, Cinderela; Scarlet, Chapeuzinho Vermelho; Cress, Rapunzel; e Winter, Branca de Neve) eu não teria lido. Mas mesmo com toda a aparente confusão, o livro funciona de tal maneira que você esquece o quão maluco tudo aquilo soa e começa até a achar tudo muito plausível.
Devo dizer também que fiquei surpresa com a forma não-tão-sutil-assim-mas-ainda-muito-legal que Marissa  jogou aspectos da estória da própria Cinderela no livro, como a roupa rasgada, a carruagem destruída e a perda do sapato.
Cinder, afinal, é uma estória muito agradável, que realmente te deixa querendo saber o que vai acontecer, e estou muito ansiosa para ler Scarlet. Altamente recomendado para quem gosta de contos de fadas, como eu.

Beijos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário